Rosinha, Vida e Ribeirão
A referência para compor “Rosinha, Vida e Ribeirão” foi uma música regional, porém americana, que é “The Boxer”, de Simon & Garfunkel. A ideia foi se inspirar, mas manter o jeito mineiro de fazer música regional.
Vídeo dedicado ao senhor Décio Lopes Soares, pai do grande amigo Éder Lopes.
Caçada
A música “Caçada” levou 10 anos para ser composta. Seu estilo foi inspirado em temas de filmes de faroeste, especialmente “O Bom, o Mau e o Feio”, e o movimento da música foi criado imaginando uma cena de caça entre animais.
Triste
“Triste” surgiu em uma noite em que Paulinho estava pra baixo e deixou a tristeza inspirar sua composição.
Chapéu de Couro
“Chapéu de Couro” remete às pessoas, principalmente senhores já idosos, do nordeste brasileiro, que trabalham debaixo de um sol escaldante em regiões nordestinas com pouca chuva e utilizam um chapéu de couro para se proteger.
Alma de Poeta
“Alma de Poeta” começou com a intenção de criar uma levada de finger style, mas tomou um outro rumo e Paulinho se apaixonou pelo estilo que a música foi ganhando, algo que lembrava noite, poesias, e seguiu a inspiração para algo mais poético.
Donrondondom
Em “Dorondondom”, Paulinho apenas deixou seus dedos conduzirem a composição. O nome é uma onomatopeia do som que os baixos fazem na música.
Dança da Seca
“Dança da Seca” surgiu como uma forma de homenagear os nordestinos nos anos 80 que estavam fugindo da seca no sertão nordestino, o que mobilizou o país inteiro na época.
Cantiga de Sertanejo
No final dos anos 80, quando Paulinho se mudou de Diamantina para Belo Horizonte, ele sentiu um choque cultural muito grande entre as cidades. Assim surgiu “Cantiga de Sertanejo”, pela saudade de sua terra natal.
Na Varanda
Paulinho costumava se sentar à noite na varanda de sua antiga casa quando sua família já estava dormindo. A varanda dava vista para o céu e para uma mata. A inspiração veio da observação da vista.
Singelo
“Singelo” remete à ideia de uma música bem tranquila, bem simples, sem muitas pretensões, mas feita de coração.
Inspiração Cigana
Paulinho sempre foi apaixonado pela música cigana, espanhola, flamenco, e essa paixão inspirou a composição da música, mas sem a pretensão de se dizer que ela se encaixa em algum desses estilos.